sexta-feira, julho 13, 2007

Mentira = Embuste = Camuflagem?



O método que o Sr. Verruga Tripla utiliza para caçar as suas presas tem um alcance muito superior aquele que os milhões de leitores do blog possam pensar. Na área da Biologia (e com ramificações para a Medicina, Filosofia, Sociologia, Antropologia, etc.) existe uma discussão sobre se o Homo Sapiens é o único animal do planeta que mente. Independentemente de quem tem razão, a mentira é sem dúvida algo que nos caracteriza enquanto raça e será sempre uma marca do ser humano.

Segundo alguns biólogos não é verdade que sejamos os únicos a fazê-lo, e utilizam precisamente o método de ataque do Sr. Verruga Tripla como um exemplo de um animal que engana outro com o objectivo de o comer. Mas será isso uma mentira? Um embuste? Há diferença? Será que os animais que recorrem à camuflagem também são "mentirosos"? A ética e a moral são diferentes quando se trata de sobrevivência?

Vamos assumir que esses métodos se enquadram na nossa definição de mentira. Ainda assim podemos orientar a discussão doutra forma: o Homo Sapiens é o único animal que mente a membros da própria espécie (esta penso que é intocável). Independentemente do motivo, a verdade é esta: nós mentimos, com frequência, e fazemo-lo uns aos outros. É uma pena termos desenvolvido esta característica até porque supostamente temos uma capacidade intelectual que nenhum outro ser vivo deste planeta tem: de distinção entre o bem e o mal (vulgo, consciência). Ou será que não temos?

Já vos deixei algumas questões "food for thought", agora o grande brainstormer é este: o cliché é pensar que o nossa sociedade seria muito melhor sem mentira. Mas... seria mesmo?