quinta-feira, julho 12, 2007

"Oh mãe, leva-me ao Peixanário!"



Este é sem dúvida o peixe mais original que conheço, o que faz dele o meu preferido. O bicho da imagem, conhecido em estrangeiro como Triplewart Seadevil, não tem nome em Português mas a tradução directa daria qualquer coisa como Diabo do Mar com Verruga Tripla. Só pelo nome merece um aplauso.

Estes malandros da familia Seadevil têm algumas caracteristicas interessantes. Vivem em todos os oceanos, dos trópicos aos antárcticos, já foram vistos a 4000 metros de profundidade, mas é sobretudo ao nível da anatomia que se tornam fascinantes.

Na análise superficial ao Sr. Verruga Tripla, reparamos imediatamente na boca virada para cima, uma cabeça enorme e uns olhos minúsculos. Depois, aquele apêndice que vêem a sair da tola é, não um orgão sexual de comprimento "avantajado", mas uma "cana de pesca", com um isco e uma luz na ponta para atrair as presas para perto da boca. Uma maravilha da evolução.

Finalmente, e isto pode chocar alguns, os machos são cerca de 10 vezes mais pequenos que as fémeas: em média as fémeas atingem os 30cm enquanto os machos não ultrapassam os 3cm (!!!). Mais perturbante ainda é saber que os machos se tornam parasitas das fémeas (ver imagem infra), a sua corrente sanguinea torna-se contínua relativamente à da fémea e a maioria dos seus orgãos internos degeneram. O resultado é dramático e não aconselho a leitura a pessoas sensíveis: o macho passa a funcionar como um anexo que fornece esperma quando necessário.

A grande dúvida é: este cenário é positivo ou negativo para os homens? Estou indeciso, tem prós e contras. Ser parasita é bom (pelo menos eu gostei de ser estudante universitário) mas aquela submissão e dependência fisica face à fémea é dificil de aceitar. Hmm... acho que vou escolher outro animal para reencarnar (sim, pode-se escolher).