domingo, setembro 03, 2006

Necessidades Audíveis



Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, ano lectivo 2000/2001, aula teórica de Microeconomia. A docente da cadeira - que eu não vou dizer quem é nem vou comentar o rumor de que possa ter sido Maria do Carmo Félix da Costa Seabra, nascida a 27 de Janeiro de 1955 em Lisboa, Ministra da Educação do XVI Governo Constitucional de Portugal, Presidido por Pedro Santana Lopes entre 2004 e 2005 - coloca em funcionamento o microfone portátil, agarra-o à blusa e inicia a aula com uma explicação sobre a ficha de avaliação que os assistentes distribuíam. Depois de terminada a explicação, os alunos iniciam a execução da referida ficha e a docente ausenta-se da sala em direcção à casa de banho, cometendo um pequeno mas fatal equívoco: esquece-se de retirar o microfone.

Esse pequeno equivoco tem um determinado impacto sonoro que deixa o anfiteatro à beira dum ataque de riso mas que eu não vou confirmar se consiste numa mistura de estranhos registos fonéticos com o escorrimento de urina.

Lembrei-me deste episódio porque há uns dias atrás aconteceu algo parecido na CNN. A apresentadora Kyra Phillips foi à casa de banho com o microfone ligado e o som foi sobreposto a um discurso do Presidente Bush sobre o "aniversário" da passagem do furação Katrina. Aqui vai o texto da conversa, ouvido por milhões de pessoas:

Kyra Phillips: "–assholes–Yeah, I’m very lucky in that regard with my husband. My husband is handsome and he is genuinely a loving, you know, no ego–[unintelligible] you know what I’m saying. Just a really passionate, compassionate, great human being. And they exist. They do exist. They’re hard to find. Yup. But they are out there."

[unidentified woman]: ‘We’ll see. He’s going to come, you know, he’s set for an extended visit–[unintelligible]"

Phillips: "I mean, that’s, that’s how you figure it all out, those extended visits. [laughter]"

[unidentified woman]: "Yeah, but my mom, I think she really likes him."

Phillips: "Mom’s got a good vibe? Good."

[unidentified woman]: "Yeah, my brother’s the one that–[unintelligible]"

Phillips: "Brother–of course, brothers have to be, you know, protective. Except for mine. I’ve got to be protective of him."

[unidentified woman–unintelligible]

Phillips: "Yeah. He’s married, three kids, but his wife is just a control freak."

[unidentified woman #2]: "Kyra."

Phillips: "Yeah, baby?"

[unidentified woman #2]: "Your mic is on. Turn it off. It’s been on the air."


Se tiverem curiosidade podem pesquisar o video no youtube.com, e podem também ver a ida dela uns dias depois ao Late Show do David Letterman.

Antes de terminar queria apenas realçar a afirmação da Kyra de que existem homens "passionate, compassionate, great human beings". Prefiro não partilhar a minha opinião sobre este género de declarações, nem sequer vou confirmar ou desmentir o boato que corre na rua de que eu possa ter ficado absolutamente chocado, espantado e pasmado com a ingenuidade sem limites da mulher. Não vou...