sábado, agosto 05, 2006

O futuro das relações hierárquicas verticais

Hoje li uma notícia sobre uma jovem inglesa de 21 anos que foi despedida por SMS. Era assistente numa loja de roupa até que há uns dias atrás a chefe lhe escreveu uma mensagem a explicar como estava insatisfeita com as vendas, terminando com a seguinte frase: "We will not require your services any more. Thank you" (ouch... that's gotta hurt)

Confrontada com as queixas da empregada sobre o meio de comunicação utilizado, a chefe respondeu: "Our staff are part of the youth culture that uses texts as a major means of communication"

Adoro o argumento, mas fiquei preocupado porque há uns dias atrás troquei uns SMS com a minha chefe (vamos chamá-la Gertrudes) sobre uns testes de formação em que a nota mínima é de 90%:

FONZIE: "Gertrudes, ontem depois da reunião acabou por não me dizer os resultados do teste... passei ou chumbei?"
GERTRUDES: "Hum!"

F: "Hum? O que é que a expressão representa em termos quantitativos?"
G: "100%. Boa"

F: "Ah... Nem acredito, estava com medo de chumbar. Devia ter jogado no euromilhões nesse dia."
G: "Ah Ah... Engraçado! Agora que estiveste a brincar vê se vendes alguma coisa!"

F: "Sim chefe! Vender vender vender!"
G: "Isso mesmo!"

Esta é uma história absolutamente verídica. E hoje, ao ler a notícia do despedimento por SMS, particularmente a tentativa frustrada da chefe em absorver e reproduzir a cultura jovem, fiquei a pensar: "E se a minha Chefe fosse como ela e eu tivesse chumbado o teste?":

FONZIE: "Gertrudes, ontem depois da reunião acabou por não me dizer os resultados do teste... passei ou chumbei?"
GERTRUDES: "Fds..."

F: "Fds? O que é que essa expressão significa em termos quantitativos?"
G: "Nega. Temos pena m tás fdd."

F: "O quê?!? Não posso repetir o teste?!?"
G: "Trankilo puto, tava a reinar. lol"

F: "Uff... Obrigado Chefe."
G: "Agora vê se empinas bem aquela cena chaval, senão serei eu própria a limpar-te o sebo. ;) Dá-lhe."

Será este o estilo de liderança da nossa geração quando/se chegarmos a chefe?