terça-feira, abril 17, 2007

Percursos Opostos

Os mais atentos talvez se recordem da seguinte tirada do nosso filósofo Durão Barroso para justificar o próprio percurso político: "Aos 18 quem não é de esquerda não tem coração, aos 40 quem não é de direita não tem razão".

A verdade é que eu tenho andado na direcção oposta. Aos 18 não tinha coração, e agora, apesar de ainda longe dos 40, tenho cada vez menos razão.

De certeza que não me vão ver a aplaudir os nossos líderes partidários de esquerda (nem num profundo estado de alucinação psicótica), e continuo a sentir-me de direita, mas duma direita mais consciente em termos sociais, com políticas activas de defesa dos mais desfavorecidos: em suma, uma direita com mais coração.

Ou pertencerei eu no fundo a uma "esquerda moderna" como a do semi-licenciado-em-engenharia-e-com-nome-de-filósofo-mas-longe-disso-José-Sócrates? Ou será que o conceito "esquerda moderna" foi tão forjado como o diploma de licenciatura? Ou será que o Sr. Barroso só diz baboseiras? Ou será que eu sou um indeciso que não sei o que digo e o que quero? Ou será que vocês que acabaram de perder alguns segundos da vossa vida a ler disparates?

The jury's out.