terça-feira, outubro 10, 2006

Indefinições Angolanas

Não, este não é um post sobre se o Mantorras deve ser titular do SLB. É sobre a minha indefinição relativamente a uma proposta de trabalho (ou melhor dizendo, uma abordagem) que envolve ir viver para Luanda nos próximos 3 anos. A função consistiria em fazer a gestão de dois empreendimentos imobiliários avaliados em dezenas de milhões de euros, desde a fase de arranque até à comercialização, e gerir as aplicações financeiras do grupo em Angola. Aqui vão os principais prós e os contras:

PRÓS:

- O desafio da função, a dimensão das responsabilidades
- A possibilidade de poder, pela primeira vez, aplicar uma fatia relevante de conhecimentos adquiridos ao longo do curso
- O bom pacote remuneratório e o prémio de final de contrato que me permite financiar um MBA
- O desenvolvimento de competências profissionais adquirido através da gestão do negócio em toda a sua amplitude
- Enriquecimento pessoal e aprendizagem de novas culturas
- Possibilidade de aprender a dançar o Kisomba e Kuduro, algo muito valorizado pelas mulheres

CONTRAS:

- "Abandonar" a família e os amigos
- Arriscar perder um projecto de carreira que parecia bem delineado, numa indústria que gosto muito
- Viver num país de terceiro mundo, com os riscos inerentes
- Possivel perda de eficácia e dinâmica de gestão por cultivar-me empresarialmente numa economia que funciona com regras diferentes
- Se não fizer um bom MBA no final da aventura, há o forte risco de falta de reconhecimento, por parte das empresas, relativamente ao valor do meu CV.

Estes parecem-me ser os principais elementos a ter em conta. Digam-me se discordam de algum dos pontos, ou se têm outros em mente que devem ser adicionados à lista. Comentários também serão bem-vindos.