sábado, outubro 07, 2006

Subtil Abismo

No seguimento do post de ontem com as citações sobre a dificuldade que os homens têm em compreender as mulheres tive o interesse de investigar a seguinte pergunta: até que ponto estará ciêntificamente provado que existem grandes diferenças psicológicas entre os sexos?

As conclusões são as seguintes:

- Os homens são fisicamente mais agressivos que as mulheres, mas as mulheres têm outras formas de expressar a sua competitividade.
- Em várias situações, os homens são mais propensos a correr riscos.
- As mulheres expressam as suas emoções de uma forma mais imediata, e relatam senti-las de uma forma mais intensa que os homens.
- Nos 5 grandes traços de personalidade, as mulheres obtêm valores mais elevados em socialização (tendência a ter compaixão, ser cooperativa e promover a harmonia social), e também em neuroticismo (tendência a sentir ansiedade, medo e depressão).
- Outros autores sugerem que os homens são melhores a sistematizar, enquanto que as mulheres são superiores a criar empatia.
- Em termos de inteligência, não há grandes diferenças no Q.I. médio, mas os homens têm um desvio padrão mais marcado. Ou seja, há mais homens com um Q.I muito baixo e mais homens com um Q.I. muito alto, as mulheres concentram-se mais no meio.
- No que diz respeito aos estilos comunicacionais, os homens tendem a falar mais em situações públicas, mas em casa acontece o inverso. As mulheres tendem a falar imenso tempo sobre o mesmo tópico, enquanto que os homens tendem a saltar de tópico para tópico ao longo duma conversa.
- De uma forma geral as mulheres são mais felizes com a sua vida do que os homens e relatam de forma mais frequente terem feito grandes progressos a nível pessoal nos últimos 5 anos.

Alguém tem alguma coisa a acrescentar?